Aeroporto de Dourados avança para receber voos comerciais após mais de 1.500 operações em 2025
O Aeroporto Regional Francisco de Matos Pereira, em Dourados, registrou 1.587 operações de pousos e decolagens nos três primeiros meses deste ano, reforçando sua importância para o transporte aéreo na região. O número inclui 798 pousos e 789 decolagens, além de oito operações de transporte de pacientes em Unidades de Terapia Intensiva Aéreas (UTI Aérea), que partiram de Dourados rumo a hospitais de grande porte em São Paulo.
Além das operações regulares, o aeroporto recebeu jatos de grande porte durante a visita de três ministros do governo federal, incluindo o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, que participou da entrega oficial das obras da nova pista.
Infraestrutura para aviação comercial
O prefeito de Dourados destacou a relevância dos números registrados neste início de ano e reforçou os avanços para que o município volte a receber voos comerciais.
“Ao receber quase 1.600 operações de pousos e decolagens, o Aeroporto Regional de Dourados comprova que está pronto para a aviação comercial. Estamos finalizando os detalhes técnicos para que as companhias aéreas comecem a operar em nossa cidade ainda no primeiro semestre deste ano”, afirmou o prefeito.
A cabeceira 24 da pista de pouso e decolagem já recebeu a certificação do Grupo Especial de Inspeção em Voo (GEIV) e foi homologada no sistema Indicador de Trajetória de Aproximação de Precisão (PAPI). A Prefeitura de Dourados agora trabalha para a certificação dos sistemas de telecomunicações, fundamentais para operações de aeronaves comerciais, e para a Estação Prestadora de Serviços de Tráfego Aéreo (EPTA), responsável pela comunicação via rádio para auxílio em pousos e decolagens.
Desde o fim de 2024, a gestão do aeroporto passou para a Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero), que tem trabalhado em parceria com a prefeitura para resolver as pendências burocráticas e permitir a retomada dos voos comerciais.
“Em menos de três meses de governo, resolvemos problemas que se arrastavam há anos em relação ao nosso aeroporto”, ressaltou o prefeito.
Novo terminal de passageiros
Outro avanço significativo é a construção do novo Terminal de Passageiros, que será licitado pelo governo do Estado. O projeto já foi aprovado pelo Ministério de Portos e Aeroportos e pela Secretaria de Aviação Civil (SAC). A obra terá um investimento de R$ 39 milhões, com recursos do Governo Federal e contrapartida do Governo de Mato Grosso do Sul.
O novo terminal terá cerca de 3 mil metros quadrados de área construída, com lanchonetes, lojas comerciais, uma seção contra incêndio (SCI) e uma nova estação prestadora de serviço de tráfego aéreo (EPTA).
“É importante ressaltar que a construção do novo terminal não impedirá o funcionamento do Aeroporto Regional. O terminal atual seguirá operando e já passou por revisões na parte elétrica, hidráulica, pintura, iluminação e sistema de climatização para garantir mais conforto e segurança aos passageiros”, explicou o prefeito.
Olá, deixe seu comentário para Aeroporto de Dourados avança para receber voos comerciais após mais de 1.500 operações em 2025