Fiocruz entrega mais 3,5 milhões de doses de vacina nesta sexta-feira
A Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz) prevê a entrega nesta sexta-feira (7) de mais 3,5 milhões de doses da vacina contra a covid-19 ao Ministério da Saúde. Por meio do Bio-Manguinhos (Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos), a fundação alcançará a marca de 30 milhões de vacinas Oxford/AstraZeneca já disponibilizadas ao PNI (Programa Nacional de Imunizações).
Em 30 de abril, a Fiocruz antecipou a entrega de 900 mil doses e conseguiu disponibilizar 6,5 milhões de doses da vacina, superando a meta inicial de entregas para o mês de abril, que passou de 18,8 milhões para 19,7 milhões de doses. A produção diária já atinge 1 milhão de doses por dia.
Na semana passada, a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) autorizou a Fiocruz a produzir o IFA (ingrediente farmacêutico ativo) da vacina contra covid-19 desenvolvida pela AstraZeneca e a Universidade de Oxford dentro do escopo do acordo de transferência de tecnologia com o laboratório, informou o órgão regulador em comunicado.
Segundo a agência, a partir desse aval, a Fiocruz poderá iniciar a produção de lotes pilotos em escala comercial da vacina covid-19 com o insumo produzido no Brasil.
Atualmente, a Fiocruz envasa a vacina da AstraZeneca a partir de insumos importados da China, e a produção nacional do IFA poderá levar ao primeiro imunizante no enfrentamento ao coronavírus totalmente produzido pelo Brasil.
Olá, deixe seu comentário para Fiocruz entrega mais 3,5 milhões de doses de vacina nesta sexta-feira